Dormir a bordo de um barco em Paraty é uma experiência encantadora que proporciona uma conexão íntima com as belezas naturais e culturais dessa cidade histórica costeira do Brasil. Dormir a bordo permite que você acorde com vistas panorâmicas espetaculares, com o som suave das ondas e dos pássaros como trilha sonora. A noite a bordo oferece privacidade e tranquilidade incomparáveis, pois você está longe da agitação da cidade e pode desfrutar de momentos de serenidade sob o céu estrelado.
Na região de Paraty e Angra dos Reis não há relatos de qualquer tipo de violência com embarcações. Todos os locais de ancoragem normalmente são bastante frequentados por velejadores ou outras embarcações o que normalmente nos mantem mais seguros.
Os barcos são deixados durante o dia e a noite com portas e janelas abertas, muitos barcos deixar até mesmo seus botes de apoio com motores na água, o que eu não recomendo muito, pois já ouvimos relatos de furto e até mesmo de perda do equipamento por não estar amarrado corretamente.
A principal preocupação com uma pernoite, é a segurança física da embarcação e por consequência de seus tripulantes, por isso o mais importante é seguir as recomendações como por exemplo, verificar se o barco esta bem ancorado, com amarra suficiente para a profundidade e tipo de solo do fundeio, manter o afastamento de outras embarcações para não haver colisões durante a noite, pois o barco vai girar os 360 graus na maioria das vezes, analisar a previsão do tempo e verificar se o local fornece a devida proteção do vento e ondulação, certificar que a sinalização de top (fundeio) está funcionando corretamente, planejar uma rota de fuga em caso de mudança repentina de tempo, e forte o suficiente para colocar em risco a embarcação e seus tripulantes, entre outras recomendações.
Mas se você cumprir o checklist e tomar as devidas precauções, a pernoite será maravilhosa e você terá o melhor café da manhã, com uma vista espetacular de uma praia, montanha e muitas florestas.
Sem comentários